Sinais de Distúrbio Respiratório em Crianças

Aprendendo os sinais de dificuldade respiratória

Crianças com dificuldade em respirar geralmente mostram sinais de que eles estão tendo que trabalhar duro para respirar ou não estão recebendo oxigênio suficiente, indicando dificuldade respiratória. Abaixo está uma lista de alguns dos sinais que podem indicar que seu filho não está recebendo oxigênio suficiente. É importante aprender os sinais de dificuldade respiratória para saber como responder adequadamente:

  • Taxa de respiração. Um aumento no número de respirações por minuto pode indicar que uma pessoa está tendo dificuldade em respirar ou não recebe oxigênio suficiente.
  • Aumento da frequência cardíaca. Baixos níveis de oxigênio podem causar um aumento na freqüência cardíaca. 
  • Mudanças de cor. Uma cor azulada vista em torno da boca, no interior dos lábios, ou nas unhas pode acontecer quando uma pessoa não está recebendo tanto oxigênio quanto necessário. A cor da pele também pode parecer pálida ou cinza.
  • Grunting. Um som grunhido pode ser ouvido cada vez que a pessoa exala. Este grunhido é a maneira do corpo de tentar manter o ar nos pulmões para que eles permaneçam abertos.
  • Falha no nariz. As aberturas do nariz abertas enquanto se respira podem indicar que uma pessoa está a ter que trabalhar mais para respirar.
  • Retrações. O tórax parece afundar logo abaixo do pescoço e / ou sob o esterno com cada respiração - uma maneira de tentar trazer mais ar para os pulmões.
  • Suando. Pode haver aumento de suor na cabeça, mas a pele não se sente quente ao toque. Mais frequentemente, a pele pode ficar fresca ou úmida. Isso pode acontecer quando a taxa de respiração é muito rápida.
  • Sibilância. Um som apertado, assobiante ou musical ouvido com cada respiração pode indicar que as passagens aéreas podem ser menores, tornando mais difícil respirar.
  • Stridor. Um som inspiratório ouviu na via aérea superior.
  • Uso muscular acessório. Os músculos do pescoço parecem estar se movendo quando o seu filho respira. Isso também pode ser visto sob a caixa torácica ou até mesmo os músculos entre as costelas.
  • Alterações no estado de alerta. Baixos níveis de oxigênio podem fazer com que seu filho aja muito cansado e pode indicar fadiga respiratória.
  • Posições do corpo. O baixo oxigênio e a dificuldade respiratória podem forçar o seu filho a empurrar a cabeça ou a cabeça para trás com o nariz no ar (especialmente se estiver deitado). Ou, seu filho pode inclinar-se para a frente enquanto está sentado. Uma criança usa essas posições automaticamente como uma última tentativa de melhorar a respiração. 
Os sinais de dificuldade respiratória podem parecer outros problemas ou condições médicas. Sempre consulte o provedor de cuidados de saúde do seu filho para um diagnóstico, mas se seu filho está tendo dificuldade em respirar, ligue para o 192 ou vá para a hospital de emergência mais próximo.
Em Valinhos e Vinhedo nas unidades da Cirúrgica Homecare nós temos inaladores, respiron kids, shaker, são produtos que estão relacionados a fisioterapia respiratória das crianças

Comentários