Fatos Sobre Diabetes

O que é diabetes?


Diabetes é um transtorno metabólico que significa que seu corpo não produz insulina suficiente. Ou significa que seu corpo não é capaz de usar a insulina que faz. Seu corpo precisa da insulina hormonal para alterar o açúcar no sangue (glicose) em energia. Sem insulina, muita glicose coleta no seu sangue. Diabetes também pode ser o resultado de outras condições. Estas incluem síndromes genéticas, produtos químicos, medicamentos, pancreatite, infecções e vírus.


Diabetes podem ter 3 tipos: tipo 1, tipo 2 ou gestacional. Todos os 3 são transtornos metabólicos que afetam a forma como o corpo usa (metaboliza) alimentos para fazer glicose. A glicose é a principal fonte de combustível para o corpo.


O que é prediabetes?


O diabetes tipo 2 é frequentemente precedido de prediabetes. Em prediabetes, os níveis de glicose no sangue são superiores ao normal, mas não suficientemente altos para serem definidos como diabetes. Mas muitas pessoas com prediabetes desenvolvem diabetes tipo 2 dentro de 10 anos, de acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e de Rim. Prediabetes também aumenta o risco de doença cardíaca e acidente vascular cerebral. 

Você pode atrasar ou mesmo prevenir a diabetes tipo 2 ao fazer mudanças de estilo de vida.

Estes incluem a perda de peso extra, se você está acima do peso e fazendo mais exercícios. Se você está acima do peso, perder 5% a 10% do seu peso pode fazer a diferença. Para o exercício, apontar pelo menos 150 minutos por semana de atividade física. Não deixe passar mais de 2 dias sem estar ativo.


Os especialistas recomendam que todos os adultos passem menos tempo sentado . Isto é especialmente importante se você tiver diabetes tipo 2. Quando estiver sentado por longos períodos de tempo, levante-se para sessões curtas de atividade leve a cada 30 minutos.

Como o diabetes afeta a glicemia?


A insulina deve estar presente para que a glicose possa se mover para as células do corpo. A insulina é feita pelo seu pâncreas. Normalmente, está prontamente disponível para ajudar a mover a glicose para as células.


Quando você tem diabetes, seu pâncreas faz pouca ou nenhuma insulina. Ou as células em seu corpo não respondem à insulina que é feita. Isso causa um acúmulo de glicose no sangue. As células em seu corpo, entretanto, estão famintos por glicose e não têm combustível suficiente para trabalhar como deveriam.


Os 3 principais tipos de diabetes são semelhantes no acúmulo de glicose no sangue devido a problemas com a insulina. Mas cada um tem uma causa e tratamento diferentes:


Diabetes tipo 1. A diabetes tipo 1 é uma doença auto-imune. O sistema imunológico do corpo destrói as células no pâncreas que fazem insulina. Isso significa que seu corpo não tem ou apenas uma pequena quantidade de insulina. Pessoas com diabetes tipo 1 devem tomar insulina todos os dias para viver.


Diabetes tipo 2. A diabetes tipo 2 ocorre quando o corpo não pode produzir insulina suficiente ou não consegue usá-la corretamente. A diabetes tipo 2 pode ser controlada com dieta, exercício e perda de peso, ou pode precisar de medicamentos orais ou injeções de insulina.


Diabetes mellitus gestacional (GDM). O diabetes gestacional ocorre em mulheres grávidas que não foram diagnosticadas com diabetes no passado. Em uma mulher com diabetes gestacional, seu corpo não pode efetivamente usar a insulina que está presente. Este tipo de diabetes desaparece após o parto. Se não desaparecer, não foi diabetes gestacional, mas diabetes tipo 1 ou 2 que começou durante a gravidez. A diabetes gestacional pode ser controlada com dieta, exercício e atenção ao aumento de peso. As mulheres com este tipo de diabetes podem precisar tomar medicamentos para controlar sua glicose. Eles podem estar em maior risco de diabetes tipo 2 mais tarde na vida.
Complicações de diabetes


Diabetes é a sétima principal causa de morte entre os americanos. Os especialistas pensam que muitos casos de diabetes não são relatados como uma condição que leva ou causa a morte. Mas a cada ano, mais de 200 mil mortes são relatadas como causadas pelo diabetes ou por suas complicações. As complicações da diabetes incluem problemas oculares e cegueira, doenças cardíacas, acidentes vasculares cerebrais, problemas neurológicos, amputação, doença renal e impotência.


Exceto pelo diabetes gestacional, o diabetes é uma doença crônica e incurável que afeta quase todas as partes do corpo. Contribui para outras doenças graves e pode ser fatal. O diabetes deve ser gerenciado sob os cuidados de um profissional de saúde durante toda a vida de uma pessoa. As graves complicações do diabetes podem ser prevenidas ou impedidas de progredir com cuidados adequados.

Na Cirúrgica Homecare  nas unidades de Valinhos e Vinhedo as pessoas encontram vários produtos para controle de glicemia , dietas enterais, seringas para aplicação de insulina, medidor de glicose , fita para destro , sandálias especiais para pés diabéticos, lancetador lanceta e outras opções para os cuidados com a saúde. fonte

Comentários